Ao contrário de Kalil em BH, William Parreira de Ibirité não move uma palha sobre o aumento da passagem



Em meio à polêmica envolvendo o preço das passagens de ônibus em Belo Horizonte, o prefeito da capital, Alexandre Kalil, garantiu que não haverá aumento "nem a porrete". Na noite dessa segunda-feira (6), o chefe do Executivo municipal publicou na internet texto em que reforça posição contrária à mudança na tarifa. Horas antes, a Justiça havia acatado pedido da prefeitura ao derrubar liminar das empresas de transporte coletivo solicitando o reajuste. 

https://twitter.com/alexandrekalil/status/1214356445724053509

A decisão judicial é provisória, mas impede aumento até que haja novo parecer ou acordo entre as partes - empresas de transporte e município.
O aumento das tarifas havia sido garantido, por força de liminar, no último dia 27 por juiz plantonista do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Na decisão, o magistrado obrigava o Executivo municipal a conceder reajuste, após pedido de uma das empresas que operam em BH. Antes, Kalil havia vetado o aumento de R$ 4,50 para R$ 4,75, proposto pelas empresas em dezembro último. 
A Justiça acatou parte das alegações da PBH para barrar o aumento, fundamentada, principalmente, na presença de cobradores nos coletivos. Quando travou o reajuste, o prefeito considerou que as empresas quebraram o contrato de concessão do serviço ao não colocar os agentes de bordo nos ônibus, conforme determina lei. À exceção para cobradores vale somente em horários noturnos. 
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BH (Setra-BH), por sua vez, sustenta que foi feita a contratação dos 500 cobradores exigidos pela BHTrans em setembro passado e que o reajuste previsto no contrato de 2008 é válido até 2028. Em nota emitida na tarde dessa segunda-feira, o sindicato esclarece que o aumento da tarifa no início do ano não acontece apenas na capital mineira, mas em todas as principais cidades brasileiras.
O Setra-BH garante que, mesmo diante de crise econômica e de perda de receita nos últimos anos, houve investimento em melhoria no transporte coletivo. 



Na cidade vizinha da grande capital, em Ibirité. As passagens também aumentaram bastante. E ao contrario do prefeito de BH, o William Parreira (Avante) não se pronunciou sobre e nem demostra interesse em barrar esses aumentos que refletem diretamente no bolso do cidadão de Ibirité.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trombadinhas de Ibirité, MG, declaram guerra ao estado islâmico

Barreiro é eleita região metropolitana de Ibirité, Minas Gerais.

Forró comunitário para idosos no Durval de Barros vira fenômeno local e tem excelente aprovação na cidade de Ibirité, MG.